ACONTECEU EM LONDRINA CONSELHO ESTADUAL DO MFC








Iniciou na manhã do dia (20) o 94º Conselho Estadual do Movimento Familiar Cristão  e 3º Conselho Estadual Jovem com representantes de diversas cidades do Paraná.


O MFC atua hoje nas cidades de Paranavaí, Londrina, Maringá, Wenceslau Braz, Arapongas, Telêmaco Borba, Santo Antônio da Platina, Nova Esperança, Castro, Cambé, Curitiba, Mandaguari, Mandaguaçu, Graciosa, Jaguapitã, Marialva, Porecatu e Terra Rica.

No início, o Arcebispo Emérito de Londrina D. Albano fez a acolhida deixando uma mensagem sobre a responsabilidade das famílias  no apostolado de Jesus Cristo e o sentido de não se fechar e sim ir em busca das famílias que precisam ser evangelizadas.

Na seqüência o Bispo D. Orlando também deixou uma mensagem aos presentes de que devemos testemunhar as coisas boas das famílias, pois a mídia dá muito enfoque as negatividades nas famílias. É preciso mais testemunhos dos casais sobre como ser família Cristã no mundo de hoje.


Após recados práticos e apresentação das cidades presentes, os casais coordenadores do colegiado de Londrina (Waldir e Clélia / Irineu e Edna) deram também as boas vindas a todos passando a palavra para José Ribeiro e Neide que fizeram a abertura efetiva do Conselho, adiantando informações sobre a eleição que será realizada na manhã de domingo.

Na continuidade, foi passada palavra para Pe. Henrique, diretor espiritual do MFC de Telêmaco Borba que também deixou a sua mensagem de incentivo ao MFC.

Após, José Ribeiro e Neide convidou o casal Valdeci e Flávia que tratou dos assuntos financeiros e da pertença ao movimento de maneira geral apresentando os resultados mensais do ano e das projeções para o ano de 2013.
 
Na seqüência  o casal Henrique e Adriane  abordou os assuntos da secretaria, atualização cadastral, sites e blogs, artigos e temários e a disponibilidade do site estadual do MFC para compartilhar tudo isso com as cidades, informando a todos que durante o conselho, o site seria atualizado em tempo real dos acontecimentos do conselho e envio de fotos.

O casal Eduardo e Ismari (CONDIR SUL/CONDIN) também usou da palavra para passar informações gerais sobre o ENA (Encontro Nacional), sobre a viagem que fizeram ao México acompanhando uma Assembléia Nacional.

Neste momento houve um intervalo para almoço e no retorno, José Ribeiro e Neide passaram a palavra para o casal Márcio e Kátia que iniciaram o tema da Formação. Usando vídeos para ilustrar, levou a todos a refletir sobre a importância do Conselho Estadual e a forma que estamos evangelizando as famílias.

Foi dividido os presentes em 7 grupos para que pudessem desenvolver um planejamento para alcançar a nucleação de 4.000 membros. O trabalho foi conduzido através de planilhas de controle e cartões de crescimento, com adversidades e quadro de ações que subsidiaram o trabalho.

O objetivo do trabalho foi alcançado pois despertou aos participantes o entendimento da necessidade do planejamento, inclusive para as ações do MFC e não apenas em nosso ambiente profissional.
 
Continuando, o Valdeci desenvolveu uma dinâmica também considerando sobre o aspecto da liderança e sobre o nosso comportamento quando nos colocamos como líderes de uma equipe e também o nosso comportamento de liderados dentro do movimento.
Márcio encerrou a formação tratando do tema FAMÍLIA, COMECE EM CASA usando como fonte o filme CONFIAR. Passando trechos do filme e fazendo reflexão sobre a necessidade dos pais estarem vigilantes em relação aos filhos pois o perigo pode estar perto.
Finalizando com um vídeo que também aborda a liderança e a força do grupo, que deve estar integrada ao projeto para realizar tarefas que sozinho não seria possível.
Antes do jantar, foi feita apresentação da Orquestra Londrinense de Viola São Domingos de Sávio, com mais de 20 violeiros jovens e adultos que apresentaram diversas músicas tocadas ao som da viola.
O domingo iniciou com a participação de todos na Santa Missa que foi celebrada pelo Pe. José e concelebrada pelos padres Rosinei de Santo Antõnio da Platina e Pe. Henrique de Telêmaco Borba.
Já no auditório, Pe. Rosinei como diretor espiritual da Equipe Estadual, deixou uma mensagem a todos sobre os desafios da família hoje e a necessidade de movimentos como o MFC evangelizando mais famílias.
Após foi passado para um dos momentos mais esperados do conselho que foi a eleição. 
Foi composta uma mesa com representantes de Curitiba, Mandaguari e Cambé para condução do processo eleitoral, sendo que 12 cidades estavam representadas, portanto 24 votos.
Após a votação, foi feita a apuração sendo que o resultado foi o seguinte: 24 votos para a cidade de Telêmaco Borba, sendo a cidade escolhida para a formação da equipe do ECE-PR na gestão 2012-2016.
O casal Silvano e Lenir como coordenadores da cidade de Telêmaco Borba fez uso da palavra agradecendo a apoio das cidades, também fez uso da palavra o Pe. Henrique, diretor espiritual do MFC de Telêmaco Borba também se colocando a disposição de ajudar no projeto de evangelização das famílias.
Recebemos também a visita do Pe. Marcos, coordenador dos movimentos e pastorais da família que também deixou uma mensagem de apoio ao movimento, inclusive destacando o novo trabalho do MFC com os jovens. 
Em seguida, foi feita a escolha da cidade para o conselho a ser realizado em outubro de 2013 sendo Castro a indicada.
Os representantes de Curitiba aproveitaram o momento para apresentarem o convite para o 95º Conselho que acontece em maio de 2013 em Curitiba.
Ismari aproveitou para informar que o Conselho será diferente, pois teremos a visita dos casais coordenadores latino-americano e zonal 3. Neste conselho também acontecerá o CONDIR SUL com a participação dos coordenadores dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Na sequência o casal Jayro e Tatiana e o jovem Edmar apresentaram um resumo geral de como foi o 3º Conselho Jovem, inclusive citando momentos de louvor, teatro, paraliturgia, trabalhos em grupos, cantos, análise das metas alcançadas e também as estabelecidas para o próximo conselho.
O casal Henrique e Adriane também usaram da palavra por um momento para repassar a todos o local onde encontrar no site os arquivos usados no conselho e também as fotos.
José Ribeiro finalizou o conselho com recados finais sobre o próximo conselho a ser realizado em Curitiba reforçando os agradecimentos a todos pela participação e também a cidade de Londrina pela acolhida.

Fotos:Henrique e Adriane (ECE-PR)
Antônio e Soraia (MFC Londrina)

MATERIAIS USADOS PELA FORMAÇÃO NO CONSELHO:
Dinamica de Planejamento - Cartões
Jogo dos Quadrados
PLANEJAMENTO - FORMAÇÃO

A ponte.mp4
Juntos Somos Mais - Trabalho em Equipe.wmv
Motivação em Equipe - Búfalos e Leões.mp4