QUALIDADE DE VIDA & VELOCIDADE DA VIDA


R
ecebi um e-mail que me deixou muito pensativo e resolvi fazer esse artigo. Gostaria de iniciar com uma pequena reflexão sobre o Universo em que vivemos, cheio de números estratosféricos e que me deixa bastante questionado. Estamos viajando dento do Universo, num planeta que tem 6.000 km de raio e está girando em sua própria orbita e ao redor do Sol a uma velocidade de 1674 km/h até completar um giro em volta de si mesmo em 24h e, nessa mesma orbita, está girando a uma velocidade de 107.000 km/h até completar um giro em torno do Sol em 365 dias. Como sabemos esse Universo é extremamente inóspito e nunca foram encontrados seres vivos fora do nosso planeta.

Adicionalmente em nosso Planeta existe muita agua, terra fértil, riquezas minerais, petróleo, sal, oceanos, neve, montanhas, vales, fauna, flora etc, e 6 bilhões de seres humanos  vivendo em harmonia com a natureza num película superficial minúscula, tal qual a casca de um ovo, incluindo a sua fragilidade. Esse “ovo” figurado é constituído na sua quase totalidade de magmas em ebulição e a altíssima temperatura do centro da terra até essa minúscula película que é a superfície onde vivemos.

A nossa vida está, portanto dependendo dessa situação que não é nada confortável e segura para quem vive nesse planeta. A velocidade que o nosso planeta está andando e absurdamente assustadora e é justamente essa velocidade que mantem a vida no nosso Planeta em um ambiente tão inóspito.

A pergunta é. Porque então temos que correr tanto para conseguir e TER coisas para deixar nesse planeta tão frágil e efervescente na sua essência?

Encontro à resposta na natureza do ser humano que se acostumou nesses últimos 10.000 anos a conviver e viver nesse Planeta tão inóspito e ao mesmo tempo tão generoso e que nunca deixou de fornecer para todo o Planeta as condições necessárias para a sua sobrevivência, num equilíbrio perfeito e só explicável pela certeza da existência de DEUS.

Nos últimos tempos, alguns seres humanos na busca desesperado do TER, (acho que isso não faz parte da natureza Humana) tem buscado acumular muito mais do que o planeta pode dar igualmente para todos os seres vivos do planeta. Se o planeta é de todos, certamente quando alguns acumulam exageradamente tiram o direito que era de outro. Vemos ai a abastança em pontos e a miséria em outros pontos.

Nessa busca e velocidade, alguns seres humanos têm deixado de lado o prazer de viver, de ser e de se relacionar com tudo e todos que estão no planeta e de buscar uma vida com mais simplicidade, espiritualidade e repleta de alegria, onde a harmonia entre todos os seres do planeta possa ser reconhecidos e transformados em uma única e real integração planetária.

Somos responsáveis, em parte, pelo equilíbrio do planeta e não podemos contribuir para que o desequilíbrio venha acontecer e precipitar a nossa saída dessa nossa orbita.

Precisamos nos sentir responsáveis e dessa forma iremos encontrar a Qualidade de Vida que tanto buscamos e deixar que a Velocidade, que já faz parte da essência do nosso planeta, seja administrada pelo poder de DEUS que mantem nosso planeta vivo e em alta velocidade  em sua orbita totalmente harmônica com os outros objetos existentes no Universo e que esse equilíbrio seja constante e perene, pois qualquer desequilíbrio pode, antecipadamente, nos levar ao pó de onde viemos.

Qualidade de vida é ser, viver e sonhar com um planeta muito melhor, mais simples, harmonioso e sem velocidade de vida.

*Pós-graduado em Química Analítico–UFBa; MBA em Marketing - FGV; Lead Assessor "Registered Assessor Training Course" - P-E Batalas-UK e BVQI; Consultor com ampla experiência nas normas ISO-9001 - 2008 e ISO-14.001, OHSAS 18.001, SASSMAQ; Instrutor de cursos de formação de Auditores Internos da Qualidade e Ambienta e SSMA. Membro do MFC Maceió(AL).


Publicado no Bolg do MFC NACIONAL